.Net Architects

Grupo de discussão sobre arquitetura de software

Livro de Domain Driven Design de Eric Evans Dia 13 de dezembro foi a terceira reunião presencial do .Net Architects. Tivemos novamente 15 pessoas presentes à reunião. Mais uma vez a reunião se realizou na Unip do Jaguaré.

A reunião iniciou com a apresentação do Giovanni Bassi sobre Domain Driven Design (DDD), de cerca de uma hora.

Você pode ver o vídeo da reunião abaixo:

DDD e você

O powerpoint está no slideshare:

DDD > Experiências
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: ddd .net)

Após a apresentação houve cerca de uma hora de debate sobre o assunto. O vídeo do debate está abaixo:

Então tratou-se de outros assuntos relacionados ao grupo. Algumas decisões foram tomadas:

  1. Buscaremos utilizar um logo semelhante ao utilizado na apresentação sobre DDD. Estamos buscando o desenho junto à designers próximos ao grupo.
  2. Sobre o evento, decidiu-se:
    - O evento do grupo vai ser em 25/04/2009, e vai ser chamar ".Net Architects Day", conforme definido por votação do grupo online, mais votação presencial no dia da reunião.
    - Vamos iniciar o projeto que vai ser usado no evento:
         - Ficou decidido que utilizaremos uma aplicação de "empréstimos de DVD", para que a complexidade seja reduzida a um nível suficiente para a discussão dos temas. 
         - O projeto será disponibilizado no CodePlex.
    - Sugeriu-se que a apresentação do evento fosse feita em par.
    - Até o momento só temos a palestra de DDD, faltando, portanto, responsáveis pelos demais assuntos.
    - Foi apresentado aos presentes os responsáveis pelo conteúdo do evento: Giovanni Bassi, Leandro Daniel e Fábio Margarito (Daniel Makiyama fará o Birds of a Feather).
  3. A missão foi homologada pelo grupo depois da votação, ficando como "Desenvolver e compartilhar as melhores práticas de arquitetura e engenharia de software na plataforma .Net.". Falta escolher o mantra, para isso colocaremos em votação numa enquete.
  4. Reforçou-se a importância de utilizarmos o fórum para assuntos técnicos apenas, os assuntos administrativos serão tratados paralelamente pelos responsáveis através de reuniões online.

Abaixo a foto do dia da reunião (clique para ampliar):

image

A próxima reunião está agendada para 10/01/2009, com o tema "Ciclo de vida de desenvolvimento com Team System", e será apresentada pelo André Dias. Mais informações serão dadas em breve.


Tire suas dúvidas com a gente

Grupo online de discussão .Net ArchitectsVocê tem dúvidas sobre arquitetura de software?

Quer saber como integrar uma camada de acesso a dados com sua política de logging? Quer entender o que é OR/M, e se deve usar LINQ to SQL, Entity Framework ou NHibernate? Ouviu falar que injeção de dependência, computação distribuída e padrões de projeto são conceitos importantes e gostaria de saber se está aplicando-os corretamente? Está com um problema em um projeto e quer opiniões de como resolvê-lo?

É para isso que existe o grupo de e-mails do .Net Architects, que é meio grupo de e-mails meio fórum, funcionando bem das duas maneiras. O grupo já trocou centenas de mensagens em dezenas de tópicos, tratando de assuntos como Persistance Ignorance, OR/M, DDD, metodologia ágil, entre outros.

Utilize este recurso que o grupo lhe oferece e não tenha receio de perguntar. A postagem é livre, e a comunidade é ativa, garantindo uma resposta que auxilie de verdade. Além disso, sua dúvida também pode ser a dúvida de outros e trazer a discussão à tona faz todo o grupo crescer.

Ask .Net Architects.


imageA terceira reunião do grupo está chegando! Será neste sábado, dia 13 de Dezembro às dez horas da manhã. A reunião já estava agendada desde a reunião anterior. Há mais detalhes aqui, incluindo o endereço.

O tema da reunião deste sábado é Domain Driven Design (DDD) e será apresentado pelo Giovanni Bassi. A pauta está sendo discutida no grupo de e-mails nesta thread.

Quem não foi à nenhuma reunião ainda e for nesta, mande uma mensagem para o Giovanni Bassi com nome completo e RG no e-mail giggio arroba giggio.net, ou comente este post. É importante que isso seja feito para evitar não entrar na Unip no dia da reunião.