.Net Architects

Grupo de discussão sobre arquitetura de software

.NET Architects Day 2009

A comunidade .NET Architects convida a todos os interessados a participarem do nosso primeiro evento presencial, que acontecerá dia 27/06 na Unip Tatuapé, em São Paulo.

Tendo em vista a missão do grupo:

"Desenvolver e compartilhar as melhores práticas de arquitetura e engenharia de software na plataforma .Net"

Qual a idéia do evento: 

  • Temas apresentados por membros ativos do grupo e MVP's;
  • Apresentações focadas na experiência dos palestrantes, e não somente na tecnologia;
  • Temas focados em arquitetura de soluções;
  • Interação com a comunidade;
  • Sorteio de brindes (DVDs VSTS, Livros, Camisetas, entre outros);
  • Oportunidade de interagir com outros arquitetos de software e interessados no assunto.

  Baixe aqui o arquivo para agendamento.

 Grade:

Horário Palestra
08:30- 09:00 Abertura - inscricao
9:00- 10:30 Programando com prazer com Domain Driven Design (DDD)
Giovanni Bassi
O Domain Driven Design é uma nova abordagem para desenvolvimento de software. Mas não é tão nova assim. Ela reune melhores práticas de OO e traz uma nova visão a velhos conceitos. Entenda nesta palestra a proposta do DDD, e porque ele pode mudar sua maneira de programar.
10:40 - 12:10 Utilizando Injeção de dependência com Unity (Enterprise Library)
Leandro Daniel
Nessa palestra veremos o padrão de Injeção de Dependência como uma alternativa técnica na construção de aplicações plugáveis, onde se deseja manter a flexibilidade para troca de componentes com menor impacto de manutenção, maior reusabilidade e facilidade na aplicação de testes.
12:10 13:40 almoco
13:40 - 15:10 ASP.Net MVC: tome seu HTML de volta
Victor Cavalcante
Nessa palestra veremos o que é o ASP.NET MVC e o que ele não é, como ele funciona, diferenças entre ASP.NET MVC e Web Forms, extensibilidade, testabilidade, criação de templates com T4 e jQuery. A intenção desta palestra é dar informações suficientes para que o arquiteto decida utilizar ou não ASP.NET MVC.
15:20 - 16:50 ORM - Sendo preguiçoso com NHibernate
Juliano Oliveira

Frameworks de mapeamento de objeto-relacional (ORM) são hoje ferramentas indispensáveis nos projetos de desenvolvimento de sistemas. E em se tratando de frameworks de ORM, um dos mais conhecidos e utilizados pela comunidade é o NHibernate.
Nessa palestra você verá os principais pontos que fazem dos frameworks de ORM e do NHibernate ferramentas tão importantes nos projetos, desmistificar seus maiores mitos, os principais recursos, ferramentas de análise (NHProof) e verá também como ser produtivo com o NHibernate.

16:50 - 17:20 café
17:20 - 18:50

Testes: garantindo que seu código faz o que você quer
Mauricio Aniche

Entenda porque testes automatizados de software são importantes e quais as vantagens que ele traz para a equipe de desenvolvimento. Veja também na prática que criar testes automatizados é simples, rápido e realmente útil.

Valor:

O custo do evento é de R$ 50,00. A cobrança é apenas para que tenhamos uma confirmação do número de inscrições, e não visa lucro (por isso o valor simbólico). Entendemos que este é um evento da e para a comunidade, e usaremos o valor para dar à comunidade alguns brindes que lembrem o grupo e que sejam úteis. É bom ressaltar que todo o valor recebido será revertido em brindes e, havendo sobra, esta será utilizado pelo grupo para outras atividades do próprio grupo, ou doado.


Data: 27/06/2009 das 8:30 às 18:40 horas.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas no site abaixo:

http://www2.dotnetarchitects.net/registroDNAD2009 

Local:
Unip Tatuapé.


Exibir mapa ampliado

Como chegar:

O local do evento é perto do metrô Carrão (7 quarteirões). Veja o mapa entre os dois pontos aqui.
Do aeroporto de Guarulhos para o metrô Tatuapé (que é também muito próximo ao evento) há uma linha direta de ônibus.

Um táxi do aeroporto de Guarulhos até o local do evento fica aproximadamente 100 reais.

Um táxi do aeroporto de Congonhas até o local do evento fica aproximadamente 50 reais.

De Congonhas ainda há a opção de seguir até uma estação do metrô (como Santa Cruz ou São Judas) e seguir de lá para o metrô Carrão.

Apoio:

Sobre os palestrantes:

Giovanni Bassi

Giovanni Bassi é Microsoft MVP, é certificado MCSD .Net e MCPD Enterprise Application Developer e trabalha com a plataforma .Net há oito anos, atuando atualmente como consultor independente. É focado principalmente em arquitetura e melhores práticas, e seu trabalho consiste em auxiliar as empresas na adoção de boas práticas, de novas tecnologias Microsoft e na definição da estratégia de engenharia de departamentos de TI. Também realiza atividades de mentoring, ministra treinamentos especializados e dá palestras sobre .NET e arquitetura de software. Giovanni é ainda professor universitário. Fundou recentemente o grupo de estudos sobre arquitetura de software .Net Architects. Acesse seu site em http://www.giovannibassi.com e seu blog em http://unplugged.giggio.net.

Mauricio Aniche

Mauricio é desenvolvedor de software há 6 anos, tendo atuado em diversos projetos nacionais e internacionais, e aluno de mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde tem como linha de pesquisa a área de testes automatizados de software. Mauricio não vive mais sem testes automatizados desde a primeira vez que experimentou.

Leandro Daniel

Leandro Daniel atua há 10 anos como consultor de tecnologia da informação desempenhando atividades relacionadas a desenvolvimento e gestão de equipes. Trabalha desde 2002 com tecnologias da Microsoft com foco em .NET, possui as certificações MCAD, MCSD .NET e CSM.

Victor Cavalcante
Formado em Ciência da Computação com MBA em Gestão de Projetos pela FIAP, trabalha desde 2001 com desenvolvimento de sistemas, atualmente trabalha como Gerente de desenvolvimento e professor Universitário do grupo UNIP – Objetivo.

Juliano Oliveira

Juliano Oliveira é analista de sistemas com experiência na plataforma Microsoft de 6 anos. Seus últimos projetos foram focados na aplicação dos conceitos do Domain-Driven Design e de padrões de projeto. Suas outras habilidades são interfaces RIA, Adobe Flex, FluorineFx, NHibernate e padrões de projeto.