.Net Architects

Grupo de discussão sobre arquitetura de software

Recomendações gerais

Este é um grupo de arquitetura de software. A proposta do grupo é discutir esse tema à exaustão.

Falamos de ORM, DI, OO, processo, testes, cloud computing, mercado, entre outros assuntos igualmente interessantes. É um diferencial deste grupo, já que estes assuntos são raramente abordados nos outros grupos. Isso acontece porque o grupo é focado: somos um grupo de arquitetura de software.

Peço que vocês, membros deste grupo, foquem nas questões pertinentes à arquitetura de software. Dúvidas técnicas podem até ter lugar nas discussões do grupo, desde que tenham como pano de fundo a arquitetura de software. Dúvidas estritamente técnicas devem ser direcionadas a grupos focados nestas questões, como grupos que, inclusive,
compartilham membros com este grupo e nos apoiam, como os excelentes .Net Raptors, e Codificando.Net. Há ainda o fórum MSDN, que é observado por inúmeras pessoas da comunidade, MVPs e funcionários da própria Microsoft (alguns fóruns tem um tempo de resposta extremamente baixo). Há ainda os grupos de discussões específicos, como o grupo NHibernate Brasil.

Exemplos de discussões que não fazem tanto sentido em um grupo de arquitetura:

   1. Como fazer databinding com um gridview?
   2. Como usar jQuery com textbox?
   3. Como fazer um controller do ASP.Net MVC herdar de uma classe específica?

Ainda assim, podemos tratar questões técnicas, como eu disse antes, mas sob um pano de fundo de arquitetura. Seguindo as questões anteriores, as seguintes questões são muito interessantes do ponto de vista arquitetural:

   1. Como trabalhar escalabilidade se estou utilizando um gridview?
   2. jQuery é uma boa opção em cenários de cloud computing, onde devo buscar dados particionados de forma assíncrona com ajax?
   3. Estou pensando em utilizar DI com meus controllers do ASP.Net MVC. Como eu faria isso? O que vocês acham da idéia?

Vejam que as tecnologias são as mesmas, mas estamos tratando de aspectos de arquitetura.

Esse primeiro pedido é para que membros focados em arquitetura não sejam sobrecarregados com questões técnicas, que não estão buscando. Como eu disse, há grupos e fóruns mais específicos para estas questões, onde os membros destes grupos e fóruns estão mais motivados para responder este tipo de questão do que os membros do .Net Architects.

O segundo pedido é para que todos nós evitemos postar perguntas que exigiram uma consultoria completa. Não imagino que ninguém do grupo tenha tempo de prestar uma consultoria completa em uma questão do grupo, e mais, não imagino que isso seria possível. Este tipo de questão está pedindo para receber respostas superficiais. Exemplos:

   1. Questões que vem com 2 parágrafos de questionamento e 300 linhas de código.
   2. Questões do tipo: "Quero fazer um sistema com ASP.Net. Uso Dependency Injection?"

No caso, a segunda pergunta poderia ser mais focada, e criaria uma thread muito interessante. Ela não tem cenário, está muito superficial. Para resolver esse problema um cenário poderia ser apresentado, junto de uma opção (curta e explicativa), e solicitada a opinião do grupo. Dessa forma todos ganham.

O terceiro pedido é que foquemos em arquitetura de software, e, se formos abordar tecnologia, que seja .Net. O grupo se chama *.Net* Architects porque a comunidade .Net precisa de um grupo destes. Outras comunidades possuem seus grupos, alguns tão ou mais ativos do que este, e este é um grupo de .Net. Ainda que uma solução com Rails, Java ou LISP seja útil, em pouco ela acrescentaria a 99% do grupo, que simplesmente não vai se interessar. Nesse caso, quem fala acaba falando sozinho. Vejam bem, não estou pedindo para não citarmos outras linguagens ou plataformas, mas apenas que, se fizermos, seja dentro de um contexto. Temos tido excelentes contribuições de outras linguagens e plataformas, como é o caso de quando tivemos a palestra do Akita e do Rafael Rosa sobre Rails, e recentemente temos tido especialistas de outras linguagens, como o Philip Calçado, participando do grupo. Acredito que essas contribuições ajudam muito a todos os membros, e o mercado de desenvolvimento de software em si, e, notem, estas pessoas sempre contribuem cientes de que este é um grupo de .Net, nunca impondo sua plataforma/linguagem. Peço aos membro que vêm deste background que não se sintam desconfortáveis com este pedido, já que o objetivo não é esse. Acho sua participação importante, e acredito que tanto a comunidade .Net quanto as outras ganham muito com o diálogo. Peço apenas que as contribuições sejam focadas em arquitetura, e, se forem técnicas, que sejam em uma linguagem/plataforma que os membros entendam. Ainda assim,
exemplos em outras linguagens são bem vindos, desde que contextualizados. O que não deve aparecer aqui são contribuições vazias, do tipo:
- Faz com Ruby
porque em nada acrescentam. Já se fosse:
- Em Ruby há a opção de trabalhar esta questão da forma X. Em C# isso pode ser feito da forma tal tal tal...
Seria algo mais aplicável à realidade dos membros do grupo.

O quarto pedido é que, dúvidas técnicas tenham um aprofudamento mínimos. Dúvidas iniciantes devem ser direcionadas a outros grupos/fóruns. Veja alguns deles na página de fóruns irmãos.

O quinto pedido é que limitem o uso de mensagens off topic. Mensagens off topic são todas as que não estão relacionadas ao objetivo do grupo. Evitem principalmente anúncio de vagas, e de anúncios de conteúdo não diretamente relacionado à .Net ou arquitetura, ou ambos.

Tenho recebido contatos de muitos membros do grupo reclamando destas questões. Alguns chegaram a pedir que o grupo tivesse a participação restrita, ou tivesse suas questões moderadas. Sinceramente, não sinto que esta é a solução ideal neste momento, acredito no bom senso de todos. Ainda assim, não descarto essa opção caso membros isolados insistam em ignorar a vontade da maioria, que, neste cenário, faz muito sentido. 

Os pedidos que faço aqui são para que mantenhamos o grupo focado em um alto nível de discussão, que seja compreensível e interessante a todos os membros. Sinto que este é um dos grupos mais interessantes do país (eu diria que é O mais interessante, mas como fui eu quem criou o grupo essa é uma opinião altamente contaminada). Os pedidos são para que possamos vê-lo crescer com qualidade, algo que, acredito, todos querem, mas que é difícil.

Para saber se sua mensagem está de acordo com os objetivos do grupo leia também esta thread e esta.